O tempo de fechamento e envio das contas médicas impacta diretamente no fluxo de caixa dos Hospitais. No Santa Paula Hospital, esse prazo foi reduzido em quase 50% – de 15 para 7 dias – a partir da implementação das soluções DataSIGH.
Rubens, Coordenador de Faturamento da organização, explica que antes o fechamento das contas dependia integralmente do prontuário físico do paciente.
“Para isso tínhamos uma equipe responsável por garantir que os prontuários chegavam completos para o faturamento, para que o setor iniciasse o processo de cobrança.”
A transformação digital do faturamento hospitalar, proporcionada pela implantação do sistema DataSIGH, ocorreu de forma gradativa, pois para isso foi necessário rever os processos não só do faturamento, mas também dos setores que “alimentam” as contas hospitalares.
Com a implantação do prontuário eletrônico as informações clínicas, de honorários médicos, matmed, taxas e diárias passaram a estar disponíveis em tempo real para o faturamento e outros setores do hospital. Essa fluidez no fluxo de trabalho e o acesso aos dados online permitiu melhora na auditoria e rastreabilidade das contas, resultando assim em uma importante redução no tempo de faturamento das contas. Na prática o resultado dessa transformação foi uma relevante redução de custos e otimização do faturamento.
Contudo a redução do tempo de faturamento não foi o único ganho proporcionado pelo uso das soluções DataSIGH nesse processo de transformação digital do Santa Paula Hospital, pois garantimos a segurança do paciente, ampliamos a sustentabilidade, elevamos o nível de trabalho das equipes e reduzimos custos consideravelmente.