Marketing de conteúdo para médicos

Todos sabemos da importância de um bom marketing para um bom resultado nos negócios. Mas como montar uma estratégia de marketing? Como o marketing de conteúdo funciona na prática? Por que a estratégia é essencial para profissionais da saúde? como criar marketing de conteúdo para médicos?

Conceito

Marketing de conteúdo para médicos

Marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo relevante para um público alvo (como artigos, ebooks e posts nas redes sociais), sem promover explicitamente a marca. Com o Marketing de Conteúdo, você ajuda seu público-alvo a sanar dúvidas ou problemas e se torna uma autoridade no assunto.

Uma boa estratégia influencia no processo de compra de um produto ou serviço, auxiliando a conquistar novos clientes e reter os atuais. Com o conteúdo produzido e disseminado, a empresa e sua marca ganham consequentemente, visibilidade e credibilidade, tornando-se referência para seu público alvo.

O marketing de conteúdo não tem foco no produto, mas sim nas necessidades do cliente, por isso deve estar alinhado ao comportamento e hábitos do consumidor, que atualmente pesquisa e reflete mais antes de tomar a decisão de consumo.

O marketing de conteúdo tem o papel de atrair potenciais clientes, orientá-los e encantá-los, e assim levá-los a uma decisão final.

Como funciona o marketing de conteúdo para médicos?

Produzindo e veiculando conteúdo com as necessidades e interesses do público-alvo, qualquer negócio pode se beneficiar de uma estratégia de marketing de conteúdo. Nas instituições de saúde isso não é diferente.

Existem algumas particularidades, próprias da área médica, que devem ser observadas, mas a estratégia a ser executada é basicamente a mesma.

Atualmente é muito comum que as pessoas busquem informações de saúde na web. Nossos hábitos de consumo mudaram e se digitalizaram, como por exemplo: pedir comida, serviço de transporte e compras. Os serviços de saúde estão se digitalizando e muitas pessoas preferem a comodidade do agendamento online, que possibilita o paciente agendar suas consultas e exames de onde estiver no horário mais conveniente, uma vez que não é necessário interação com o setor de atendimento.

O fato é que os tempos mudaram, por isso, é possível obter diversos benefícios com a digitalização dos serviços de saúde. Portal médico, blog vinculado ao site e redes sociais são ferramentas indispensáveis nesse sentido.

Que temas abordar?

Diversos temas podem ser abordados para criação de conteúdo, como dicas de cuidados, bem-estar e qualidade de vida e esclarecimentos sobre sua especialidade: Nesse sentido, deve se concentrar no que realmente será útil e relevante para seu público alvo.

Sanar dúvidas recorrentes dos seus pacientes é sempre um bom caminho. Um bom resultado somente será obtido se esse conteúdo for relevante para o seu público-alvo.

Para cada especialidade existem temas relevantes a serem abordados. Um oftalmologista pode dar dicas de como manter a saúde dos olhos e informar sobre técnicas minimamente invasivas. Um cardiologista já pode criar conteúdo que oriente sobre bem-estar do seu coração e importância do acompanhamento médico periódico.

Contudo o marketing de conteúdo é um dos caminhos eficazes para se fazer uma publicidade ética e eficiente, que valorize a qualidade de vida e as necessidades dos seus potenciais clientes, para assim fidealiza-los. É importante ter bom senso, pois com a quantidade de conteúdo publicada diariamente, podemos observar diversos conteúdos sensacionalistas ou apelativos, portanto é essencial focar em conteúdo relevante e de qualidade.

Benefícios do marketing de conteúdo para médicos

Em resumo, os benefícios do marketing de conteúdo na saúde:

  • Possibilita que o profissional se posicione como referência na sua especialidade, uma vez que o público irá buscará na web informações sobre seu problema de saúde;
  • Transmite confiança e credibilidade para o paciente;
  • Permite aumento de consultas e exames agendados;
  • Propicia aumento da visibilidade e o fortalecimento da presença digital do profissional
  • Permite fidelizar seus pacientes
  • Contribui para o fortalecimento da marca da instituição ou profissional de saúde.

 

Dicas rápidas para uma estratégia eficaz

  • Entenda o seu cliente, saiba suas necessidades. Atente-se para a complexidade do conteúdo, afinal seu paciente não é um especialista.
  • Que tipo de paciente você pretende atrair? Quais soluções de saúde você oferece aos seus pacientes? Ter uma boa estratégia é importante, mas ter consistência na execução dela é a chave para o sucesso. Ter um calendário editorial é muito importante, definindo temas, quantidades e datas.
  • Ter disciplina para se manter fiel ao calendário editorial é importante para manter a consistência nas publicações.
  • Crie chamadas atraentes e que despertem a curiosidade do leitor. Newsletters periódicas e e-mail marketing também são canais valiosos para divulgar suas publicações.
  • Crie conteúdos de fácil entendimento pelo público-alvo
  • Evite conteúdo com um alto teor técnico, o objetivo é ajudar e compartilhar conhecimento prático sobre dúvidas e problemas do dia a dia.
  • Fique de olho na resolução do CFM. (Acessar Resolução)