Glosas médicas

Glosas médicas: eleve os resultados em meio à gestão

Profissionais da área da saúde, principalmente pessoas que estão relacionadas a cargos de liderança (gestores, administradores e coordenadores), podem ter um contato diário com o termo: Glosas Médicas. Entretanto, este termo pode não ser muito comum para outros profissionais.

Neste artigo, o leitor compreenderá o significado do termo Glosas médicas, os impactos na área administrativa/financeira e a importância de entender, de forma mais profunda, como o tema é de fato essencial para o desenvolvimento das empresas de saúde.

Vale ressaltar que, frequentemente, cabe aos líderes e gestores a missão de identificar as glosas médicas A partir da etapa de identificação, é possível conhecer quais são as unidades de serviço que necessitam de atenção, permitindo que os líderes junto as suas respectivas equipes possam elaborar ações eficazes para a instituição de saúde executar as melhorias.

Entretanto, alguns destes líderes podem não estar aptos para resolver situações envolvendo as glosas.

Continue a leitura para desvendar mais sobre o assunto.

O que é glosa?

Em resumo, glosa é um ajuste de uma cobrança apresentada por um serviço prestado. Em termos mais técnicos se refere ao não pagamento por parte dos planos de saúde de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e profissional liberal da área de saúde.

As glosas médicas ou hospitalares identificam áreas para reduzir prejuízos financeiros nas instituições, destacando aspectos a serem melhorados.

Classificação de glosas

Há três tipos de classificação para as glosas hospitalares:

– Glosa Administrativa

Processos administrativos incorretos, como valores e quantidades faturadas que não estão em conformidade com o que foi estabelecido em contrato.

– Glosa Técnica

São as glosas realizadas pelo enfermeiro auditor em procedimentos de enfermagem cobrados sem argumentação técnico-científica. Portanto, caberá a ele a checagem de todos os procedimentos executados, anotações e prescrições contidas no prontuário do paciente.

– Glosa Linear

Em conclusão, trata-se de uma glosa referente ao convênio. Neste caso, é preciso atentar-se aos sistemas de faturamento; gastos e processos de pagamento; indicadores e estatísticas operacionais. Em certos momentos, elas não informam imediatamente o hospital.

Solução: Ebook – Glosas médicas em meio à gestão

Ficou interessado em entender como estas situações podem acontecer? Baixe o Ebook – Glosas médicas em meio à gestão. Nele será possível entender as situações bem como os erros que profissionais realizam durante a gestão dos processos, e que acabam por provocar o surgimento delas.

O Ebook apresenta 4 soluções para profissionais realizarem e evitarem as glosas. Por isso, neste e-book o leitor encontrará ações que o auxiliarão para a descoberta das glosas médicas e orientações para as melhores tomadas de decisões.