HOSPITAL DOS OLHOS

Hospital de Olhos de Vitória, há 45 anos tendo seus pacientes como foco!

Neste ano, o Hospital de Olhos de Vitória recebeu o selo de Acreditação ONA e passou a fazer parte de uma rede de hospitais certificados em nível nacional e internacional. Um presente e grande conquista para os seus 45 anos de história.

A acreditação hospitalar da ONA, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, é uma forma de dizer para seus pacientes sobre a preocupação do hospital com a segurança e qualidade assistencial. Além disso, representa todo o estímulo à melhoria contínua e ao alcance dos padrões e metas mais elevadas no dia a dia operacional.

O HOV, como carinhosamente é chamado, tem a certeza de que o caminho da qualidade se fortalece com o cumprimento de seus valores: excelência, cuidado, compromisso, humanização e muito amor empenhado todos os dias pelos seus profissionais.

Quer saber como eles conseguiram essa importante acreditação? Confira a entrevista que fizemos com Heloisa Rodrigues Queiroz.

Fale um pouco sobre o Hospital de Olhos de Vitória.

O Hospital de Olhos de Vitória possui experiência acumulada em 45 anos de história, médicos oftalmologistas especializados e uma estrutura privilegiada que elevam a Instituição a um centro estadual de referência em oftalmologia. Atualmente, o HOV atende uma média de 4.000 pacientes/mês de todas as idades, e realiza em torno de 250 cirurgias ao mês. O Hospital recebe anualmente milhares de pacientes do Brasil e do exterior, em busca de especialistas reconhecidos e equipamentos de última geração. Com foco no diagnóstico e no tratamento dos distúrbios da visão, o Hospital de Olhos de Vitória é um dos maiores e mais completos Centro de Propedêutica Ocular. A Instituição também realiza dezenas de tipos de cirurgias oculares de baixa, média e alta complexidades, contemplando as diversas especialidades oftalmológicas. Entre os tratamentos oferecidos estão: catarata, ceratocone, cirurgia refrativa, córneas e superfície ocular, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, plástica ocular e estética e retina.

Quais medidas o HOV já adotava para garantir um atendimento de excelência aos pacientes?

O Hospital de Olhos sempre se preocupou com atendimento humanizado e a forma de se relacionar com os pacientes, prezando por princípios éticos, por questões referentes ao evitamento de procedimentos desnecessários ou sem fundamentação científica. Todos os procedimentos são administrados por médicos altamente capacitados e aparelhos com tecnologia de ponta.

Além disso, o HOV sempre priorizou investimentos em sua estrutura física e equipamentos de última geração, garantindo um ambiente confortável, seguro e moderno.

Pesquisas de satisfação também são aplicadas com os pacientes, para identificar possíveis pontos de melhoria em busca de um atendimento de excelência.

Qual a importância do processo de acreditação ONA? E quais foram os desafios da implantação?

Ter uma acreditação é um passo importante para dar maior credibilidade para uma instituição de saúde, além de ser uma ótima forma de atestar o cuidado e os bons serviços para os pacientes. Ela também representa melhoria nos processos internos, a fim de garantir a excelência em todos os âmbitos do HOV, pois o foco da acreditação ONA é a melhoria dos processos administrativos e o gerenciamento da rotina hospitalar.

Outro ponto importante da Acreditação é que ela é uma avaliação de terceira parte, externa, isenta e que analisa a qualidade da Instituição de Saúde, a partir de padrões pré-estabelecidos.

Um dos desafios esperados no processo de acreditação era o envolvimento da liderança e dos colaboradores. Entretanto, gestores e toda equipe da HOV estiveram motivados e envolvidos no processo, o que tornou mais simples sustentar as mudanças realizadas, implementar a cultura de segurança do paciente, melhorar a comunicação, gerenciar risco com ações proativas e focar na melhoria contínua dos processos e serviços assistenciais.

Ser acreditado revela comprometimento e responsabilidade com a segurança do paciente, com a ética profissional, com os procedimentos que realizamos e com a garantia de um atendimento de excelência à população.

De que forma o Sistema de Gestão Hospitalar Datasigh contribuiu nesse processo de acreditação?

O Sistema de Gestão Hospitalar Datasigh foi uma ferramenta muito importante, pois a acreditação hospitalar ONA exige otimização de processos, além da qualidade do atendimento prestado ao paciente. Por meio de seus módulos e ferramentas, foi possível garantir o controle dos processos de melhoria durante o toda a fase de acreditação.

Trabalhamos com a Datasigh há mais de 15 anos e possuímos o Sistema de Gestão Hospitalar implantado em todos os departamentos do Hospital, garantindo o fluxo da informação e o cuidado qualificado. Por meio do Datasigh, os médicos, enfermeiros e profissionais ligados à assistência têm acesso a um fluxo completo de gestão clínica. Além do sistema, implementamos a Solução de Business Intelligence da Datasigh que reúne um conjunto de indicadores estratégicos de monitoramento, bem como a Pesquisa de Satisfação Online (metodologia NPS), considerados fortes apoiadores tecnológicos para que o hospital obtivesse a acreditação ONA.