Aumentando a rentabilidade do seu centro médico

Rentabilidade do seu centro médico: Eleve ao Máximo

Eleve a Rentabilidade do Seu Centro Médico

Ao deparar-se com os desafios de pensar em estratégias, ações ou planejamento que elevem a rentabilidade do seu centro médico, uma das primeiras hipóteses que pode por vir à cabeça é a aquisição de novos pacientes.

Não é um pensamento errôneo, mas engana-se quem acha que apenas essa ação é a que impactará no aumento da receita das instituições de saúde

Por exemplo, gestores dentro das instituições podem operar de maneira mais simples e fácil a estratégia de retenção de pacientes atuais. Embora seja uma ação a longo prazo, a retenção de clientes permite que as instituições elaborem ações estratégicas que impactam positivamente na rentabilidade do negócio.

A seguir, entenda melhor aos conceitos importantes sobre o assunto para poder desenvolver a rentabilidade de sua instituição de saúde.

O que é rentabilidade?

A rentabilidade é o retorno financeiro que determinado investimento tem. Ou seja, é a taxa de quanto sua aplicação vai pagar sobre o valor investido, uma porcentagem que indica o quanto o investidor irá ganhar.

Com base no conceito de rentabilidade, é possível medir o potencial do seu negócio, considerando o investimento realizado na aquisição ou estruturação de seu empreendimento.


– Lucratividade X Rentabilidade

De acordo com um artigo publicado pelo Sebrae, existe uma máxima conhecida no mundo dos empreendimentos: “um negócio lucrativo nem sempre é rentável”. Em outras palavras, há diferença entre lucratividade e rentabilidade.

Entenda que você deve realizar os cálculos da seguinte maneira:

  • Lucratividade: o empreendedor usa os dados financeiros de um determinado mês e faz a divisão do lucro líquido pelo faturamento.
  • Rentabilidade: o empresário divide o valor do investimento inicial total pelo resultado estimado do fluxo de caixa anual. Assim, obtém a taxa de retorno do investimento anual ou rentabilidade por ano.

 

Como aumentar a rentabilidade do seu centro médico?

“Conquistar um novo cliente custa de cinco a sete vezes mais do que manter um atual” Philip Kotler, considerado o pai do Marketing

Ao ambientar a situação mencionada anteriormente para instituições de saúde, como centros médicos, a aposta para aumentar a rentabilidade do negócio seria direcionada para a estratégia da aquisição de novos pacientes. Entretanto, existem outras ações e tomadas de decisões que podem ser até mais eficientes, mais baratas e menos ariscadas para aumentar a rentabilidade dos centros médicos.

Desse modo, existem outras estratégias que podem funcionar para qualificar e melhorar a rentabilidade de uma empresa de saúde. Talvez, essas estratégias podem ser pouco divulgadas ou apresentadas no mercado.

Neste artigo, algumas informações extremamente importantes e benéficas são compartilhadas para orientar as instituições de saúde.

 

Um segredo para empresas de saúde

Uma das soluções para o desafio dos centros médicos de aumentar a rentabilidade é entender o processo de Experiência do Paciente, com isso entendendo e desenvolvendo estratégias para a Fidelização do Cliente.

Neste material descubra como conhecer e montar a jornada e experiência do paciente, formas de fidelizar clientes e aumentar a receita, calcular com precisão sua rentabilidade e outras informações valiosas que irão promover o desenvolvimento sustentável e tornar seu negócio ainda mais rentável.

E-book Datasigh: Experiencia do paciente

Boa leitura!